sábado, 31 de janeiro de 2009

DOMINANDO O TDAH...


Eu comprei um livro muito interessante sobre o TDAH chamado "Dominando o TDAH Adulto. Programa de Tratamento Cognitivo-comportamental. Manual do Paciente" dos autores Steven A. Safren, Carol Perlman, Susan Sprich e Michael Otto. Este livro traz um programa para auxiliar pessoas com TDAH a viverem melhor. O programa é dividido em 4 módulos: organização e planejamento, reduzindo a tendência à distração, pensamento adaptativo, outras habilidades. Acho que vai ser um ótimo aliado na minha busca para ter uma qualidade de vida melhor. Vou testá-lo, depois eu conto!!
Mais informações sobre o livro (www.artmed.com.br): Usado em conjunto com o tratamento descrito no Dominando o TDAH adulto: guia do terapeuta, este manual do paciente fornece habilidades eficazes e práticas que foram testadas cientificamente e demonstraram ser úteis para adultos enfrentarem os sintomas de TDAH. Este plano de tratamento contém informações e conteúdos organizados passo por passo, sessão por sessão, necessários para participar deste tratamento no contexto de terapia individual em pacientes não internados. Os pacientes podem ser participantes ativos desta terapia, ajudando seu avanço, tudo em direção ao objetivo de aprender a superar seu TDAH.
“A série Tratamentos que Funcionam apresenta o primeiro tratamento psicológico eficaz, baseado em evidências, para o TDAH. Você aprenderá formas de atacar diretamente os três grupos de sintomas que tornam tão difícil a vida com TDAH: a dificuldade de concentração e a distração fácil, dificuldades de organização e planejamento e a impulsividade.” David H. Barlow
“Esse é um trabalho revolucionário... Neste manual, os pacientes encontrarão informações muito úteis sobre o transtorno e, com a mesma importância, táticas provadas cientificamente para lidar com seus sintomas de TDAH e os prejuízos associados a eles..”
Russell A. Barkley, Ph.D.

E de repente, num momento de dispersão, CRIEI UM BLOG!

Sozinha em casa, em pleno sábado à tarde, no meio dos meus estudos (para concurso público), resolvi dar uma paradinha, um tempinho para descansar. Um tempinho que, como sempre, acaba se tornando horas de dispersão e pouca produtividade... A frustração é diária e a angústia cresce cada vez mais. Sim, eu tenho Déficit de Atenção! Fui diagnosticada há, mais ou menos, quatro anos e, desde então, comecei a pesquisar sobre este transtorno. Já li livros, conversei com várias pessoas (profissionais da área e leigos). Esta busca foi muito importante para mim, pois me ajudou a compreender a minha forma de agir, de enfrentar desafios e de reagir diante de determinadas situações. Faço terapia, que me auxilia muito também. No entanto, ainda sinto uma dificuldade muito grande em lidar com as minhas limitações, com a minha desorganização, com a facilidade que tenho para fugir das tarefas chatas e, principalmente, de lidar com os longos momentos de dispersão... como agora, que acabou me levando a criar este blog!! Eu DEVIA estar estudando ou curtindo com amigos e família (afinal de contas, hoje é SÁBADO!0, MAS estou aqui, na frente do computador... ESCREVENDO NUM BLOG!
Bom, o que estou querendo dizer com este texto confuso (e dispersivo) é que, apesar da grande quantidade de estudos, sites, reportagens, etc., sinto que faltam informações úteis e efetivas para MELHORAR a qualidade de vida dos pobres adultos DDA´S, que sofrem DIARIAMENTE com este transtorno e que se sentem atropelados pela vida, assim como eu... Só quem tem déficit de atenção sabe do que eu estou falando, porque, diferentemente do que parece ser, somos pessoas MUITO RESPONSÁVEIS, preocupadas com as nossas carreiras, famílias, compromissos, mas não conseguimos lidar com os obstáculos que, com o passar dos anos, vão se tornando cada vez mais difíceis.
Diante de tudo isto, resolvi destinar este espaço para pessoas que possuem transtorno de déficit de atenção como eu e queiram trocar idéias, dividir angústias ou, expor dicas e experiências que foram efetivas para lidar com dda.
Fica, então, este espaço à disposição de todos...
Até a próxima dispersão!